Formatação de Franquia

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EM FORMATAÇÃO DE FRANQUIA E BLINDAGEM EMPRESARIAL

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“Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente buscar outros horizontes”

 

Uma rede de franquias para alcançar o sucesso precisa evidentemente de muita experiência e, para isso, é justo afirmar que uma expansão através do sistema de franchising deve ser realizada dentro de padrões éticos, evidenciando a sua capacidade no âmbito operacional, administrativo, mercadológico e financeiro, intrinsecamente ligados em todos aspectos jurídicos. A Lei de Franquia traz seu posicionamento quando evidencia suas regras que a partir dos envolvidos – franqueador e franqueado – não entrem em choque por desavenças e conflitos de opiniões que surgem ao longo do tempo.

Portanto, é muito importante, antes mesmo de iniciar o processo de franquia, a empresa FRANQUEADORA tem por obrigação de fazer uma análise com bastante profundidade para evitar transtornos e sérios prejuízos que possa ter futuramente com o FRANQUEADO. Evidente, que antes mesmo de iniciar o processo de franquia, a empresa deve fazer uma análise não somente com muita profundidade no tocante ao lucro, mais é necessário que se faça uma alta análise da pessoa que vai tocar a franquia, para posteriormente elaborar a documentação jurídica. O bom negócio que se faz através da franquia começa a partir de uma análise profunda que o franqueador faz quando analisa todos os aspectos favoráveis que contribuem para evitar certos transtornos futuros antes de encaminhar a (COF) Circular de Oferta. A viabilidade do empreendimento, para depois de aprovado elaborar a documentação jurídica, e daí pode se dar o primeiro e grande passo a uma expansão.

É importante observar que o erro mais frequente que eu observo no mercado franchising é o famoso copia e cola, ou seja, a utilização de “contratos padrão de franquia”, contratos estes elaborados por pessoas que não tem nenhum conhecimento nesta área trazendo sérios problemas tanto para o FRANQUEADOR como para o FRANQUEADO levando a empresa correr sérios riscos em arranhar sua imagem e até mesmo perder o controle total do seu grau de desenvolvimento. Todo negócio principalmente de franquia devem contemplar certas peculiaridades que surgem não somente da capacidade econômica do franqueado, mas da disciplina que se deve moldar a forma padronizada que se exige a natureza do negócio de franquia. O fato de aumentar o número que franquia não significa um bom negócio, pelo contrário é necessário que o FRANQUEADOR tenha uma equipe capaz de suprir o atendimento que tenha uma excelente supervisão para que haja um bom desempenho no plano do negócio entre FRANQUEADOR e FRANQUEADO. A saber, que o mais importante a meu ver não é somente atenção, dedicação e muito treinamento para atingir o sucesso, existe algo muito mais importante que é o suporte adequado que se deve dar ao FRANQUEADO, isso sim, que vai ditar o caminho do sucesso ou do fracasso de ambos.

Vejo que muitas empresas que ainda não estão devidamente preparadas para ingressar no negócio de franquia são melhores se fortalecerem, e aguardar o momento oportuno, ou então buscar uma análise mais profunda do negócio antes de partir para essa grande empreitada. Existe um número imenso de FRANQUEADO entrando na justiça contra FRANQUEADORES despreparados.

Se você tem uma marca forte e deseja transformá-la em uma franquia não significa que isso te levará ao sucesso, pelo contrário, todos nós sabemos que o sucesso vem de metas planos e objetivos desde que sejam elaborados por excelente profissionais, sem contar com uma excelente blindagem jurídica especializada para formatar a franquia. É muito difícil encontrar advogados que tratam desta área sem que tenham uma vasta experiência no mundo empresarial. A questão do grande negócio de franquia não é tão somente jurídica, mais advogados, competentes que conheçam a fundo á área e suas vertentes e, que tenham conhecimento em consultoria econômica financeira especializada, planos de expansão, programas de treinamento com informações entrosadas que possam FRANQUEADOR e FRANQUEADO atingirem rapidamente o sucesso.

Dr. Aníbal Marques Ferreira – Pós Graduado em Direito Empresarial e dos Negócios – Especialista em Formatação de Franquias.

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